Temor

Temor.
No dicionário significa: medo, susto, pavor, terror, receio e sentimento profundo de reverência ou respeito. No sentido figurado: pessoa ou coisa que causa medo, pontualidade, zelo, escrúpulo.
Hoje, falando com o Senhor, orei a Deus pedindo que protegesse os missionário que estão numa determinada cidade e que guardasse a vida das pessoas que estivessem escondendo estes missionários. E lembrei-me de Raabe nesta oração. Raabe era uma prostituta e escondeu dois espias na casa dela. Ela ouviu tudo sobre o Deus dos hebreus e temeu.
“Temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença, pois o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.”Josué 2:10-11.
Quando Raabe disse aos espias que o ‘coração desmaiou’ significa que o medo, o pavor alcançou o coração deles. Este temor foi tão grande que a construção dos muros em Jericó foi uma forma de proteger a cidade contra o povo hebreu
“Ora, Jericó estava rigorosamente cerrada, por causa dos filhos de Israel. Ninguém saía nem entrava” Josué 6:1
Os dicionários explicam que cerrada significa fechar, cercar de. E Jericó foi cercada por muros e em cima destes muros haviam casas construídas para dificultar a invasão. A casa de Raabe ficava em cima dos muros de Jericó.
O fato é conhecido de todos, os muros de Jericó caíram e somente a casa de Raabe continuou em pé. E isso aconteceu por causa do temor de Raabe. Ela ouviu tudo sobre Deus e os seus feitos. O temor de Raabe era no sentido de medo? Pode ser, e não a recrimino, pois os feitos de Deus faziam com que as pessoas que não conhecem a Deus ficassem com medo. Tenta imaginar uma coluna de fogo, é de assustar realmente. No livro de êxodo 20:18-19 diz assim: “ Quando o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o clangor da buzina, e o monte fumegante, tremeu de medo, retirou-se, pôs-se de longe, e disse a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos. Mas não fale Deus conosco, para que não morramos.”
É tão interessante isto que o povo ficou com medo de Deus e disseram que ouviriam tudo o que Moisés diria. Mas, não foi o que aconteceu. De todos aqueles que saíram do Egito e viram os feitos de Deus, somente Josué e Calebe entraram em Canaã. O restante morreu no deserto, pois não ouviram a Deus, por causa do medo que sentiam de Deus e não ouviram a Moisés.
Eu aprendo que o medo mata. O medo faz com que nos afastemos de Deus e caminhemos para a morte, não a morte física, mas a espiritual. Moisés não entrou na cidade prometida, não foi por causa do medo, mas foi por outro motivo que veremos mais tarde.
O temor que sentimos significa reverência, respeito. Quando tememos ao Senhor, não temos medo de ouvir a sua voz e cumprimos os seus mandamentos.
Raabe se converteu ao Senhor depois que ouviu tudo o que Ele fez desde o Egito até aquele momento em que escondeu os espias e ajudou-os a escapar. Ela declarou que ' O Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.' Ela reconheceu a soberania de Deus e o pavor que provavelmente tenha tido, transformou se em reverência ao Senhor.

O Espírito Santo que habita em nós, não nos deixa sentir medo, mas leva nos a reverenciar ao Rei dos reis e Senhor dos senhores e obedecer a palavra do Senhor e praticá-la. Isto faz com que cheguemos mais perto de Deus e conhecê-lo e prosseguir em conhecer ao Senhor.
Beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esperança