A bênção de esperar no Senhor

A bênção de esperar no Senhor

“Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Salmos 40:1

Esperar no Senhor não é fácil e esperar com paciência, parece até impossível. Queremos ver a solução dos problemas e quando não temos mais paciência para esperar em Deus, vem o desespero, a incredulidade e decidimos cuidar nós mesmos dos problemas.

Algumas pessoas da Bíblia tinham promessas e, por causa da impaciência, não esperaram o tempo do Senhor e decidiram agir por si mesmo.

Em Gênesis 25:22-23 diz assim: “ Os filhos lutavam no ventre dela, e ela disse: Por que isto está acontecendo comigo? E foi perguntar ao Senhor. O Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço”. Rebeca ouviu de Deus a explicação para o que estava acontecendo no seu ventre. Em Gênesis 27:5-13 diz assim: “ Ora, Rebeca esteve escutando quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi-se Esaú ao campo para apanhar a caça e trazê-la. Então disse Rebeca a Jacó, seu filho: Ouvi o teu pai falar com Esaú, teu irmão, dizendo: Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma , e te abençoe diante do Senhor, antes da minha morte. Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te ordeno: Vai ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta, e levá-lo-ás a teu pai, para que o coma, para que te abençoe antes da sua morte. Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Mas Esaú, meu irmão é peludo, e eu sou liso. Porventura meu pai me apalpará, e serei a sues olhos enganador. Assim trarei sobre mim uma maldição, e não uma bênção. Disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição. Somente obedece a minha voz; vai e traze-mos”

Rebeca não esperou o tempo do Senhor e decidiu “ajudar a Deus” fazendo uma ‘fantasia de Esaú’ para enganar Isaque. E ela conseguiu o que desejou, Jacó foi abençoado no lugar de Esaú, porém Esaú pôs no coração o desejo de matar seu irmão, e Jacó foi para a casa do tio, Labão e lá muitas coisas aconteceram a Jacó e tudo conseqüência da mãe ter “ajudado a Deus” e de Jacó ter aceitado esta ajudinha.

Outro que não soube esperar foi Saul. 1 Samuel 13:8-14 diz: “ Esperou Saul sete dias, o tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali. Portanto disse Saul: trazei-me aqui o holocausto e as ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal havia ele acabado de oferecer o holocausto, Samuel chegou, e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Perguntou Samuel: Que fizeste? Respondeu Saul: Quando vi que o povo se ia espalhando daqui, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, pensei : Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do Senhor, Assim senti-me constrangido a oferecer o holocausto. Disse Samuel a Saul Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou: pois o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Agora, porém, não subsistirá o teu reino;o Senhor já buscou para si um homem segundo o seu coração, e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porque não guardaste o que o Senhor te ordenou.”

Saul fez o que não era da sua incumbência, e a consequência foi a não confirmação do reinado.

As conseqüências das decisões tomadas por estas pessoas foram desastrosas, Jacó ainda teve um final melhor do que Saul, mas não foi nada fácil para ele. Aprendo com eles a importância de perseverar na confiança no Senhor e esperar o tempo determinado por Ele.

O Senhor disse a Josué que passaria o Jordão e conquistaria a terra prometida, porém Josué não se atreveu duvidar da estratégia de Deus e Jericó foi conquistado. Davi é outro exemplo de ‘esperar’ nos Senhor. Davi foi ungido para ser rei no lugar de Saul, porém Saul ainda estava vivo. Davi teve a chance de matar Saul, mas não acelerou o processo e aguardou no Senhor; até que a promessa foi cumprida.

Portanto, esperar no tempo do Senhor, por mais demorada que seja, é melhor do que “ajudar a Deus”. Deus conhece a nossa vida melhor do que nós mesmos e sabe até que ponto nós podemos aguardar o cumprimento da promessa.

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2 Pedro 3:9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esperança