O ciúme de Deus

Deus me amou. Tem um louvor que muitos estão cantando. Veja a letra. Ele Me Ama Livres Para Adorar Ele tem ciúmes de mim Amor furioso, de quem sou refém Feito dependente de Sua misericórdia Quando de repente eu não percebo as dores por causa da glória Eu vejo então a beleza em Ti e o afeto que Sentes por mim Deus Me ama tanto assim Como Ele me ama Me ama tanto assim Ele me ama, tanto Me ama, tanto Me ama, tanto Ele ama (2x) Sim, Ele ama És minha herança e sou Tua porção Atraído pela redenção no olhar Se a graça é como um oceano, estou me afogando Os céus e a terra se encontram E o meu coração é tomado em grande furor E eu não perco meu tempo em lamentos Quando eu me lembro que Ele Me ama, tanto Me ama, tanto Me ama, tanto Ele ama (2x) Sim, Ele ama Uô ô ô (Ele me ama) Uma parte deste louvor chamou minha atenção que diz assim: "Ele tem ciúmes de mim" Parei e pensei: Deus tem ciúme? Mas ciúme não é pecado? Diante destas perguntas, corri para Bíblia, pois me lembrei de um versículo que dizia algo que Deus tinha ciúme. Achei em Tiago o seguinte: “... ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes"? Tiago 4:5 Pesquisei as versões deste versículo em outras traduções bíblicas brasileiras, inglesas e, por incrível que pareça em latim. Veja abaixo este versículo em latim: Nova Vulgata. Aut putatis quia inaniter Scriptura dicat: “Ad invidiam concupiscit Spiritus, qui inhabitat in nobis”? Tiago 4:5 Não penses que vão que a Escritura diz: “Ele anseia zelosamente sobre o espírito que habita em nós”? Tiago 4:05 No dicionário, a palavra ciúme tem vários significados como: zelo de amor, inveja, emulação, pesar, despeito por ver alguém possuir um bem que se desejaria ter: o ciúme o atormenta. Receio de que a pessoa amada se apegue a outrem. Sinônimo de ciúme: emulação e inveja Fui pesquisar a etimologia da palavra ‘ciúme’: A palavra ‘ciúme’ vem do latim ‘zelumen’ e do grego ‘zelos’. Por isso, por ter este sinônimo de ‘zelo’ que significa cuidado; entendemos que o ciúme de Deus por nós, significa ‘zelo de amor’. Portanto, ter ciúme neste sentido de zelo, não é pecado. Quando amamos alguém, procuramos cuidar bem desta pessoa. Paulo escreveu aos coríntios que o amor não arde em ciúme. Entendo que quem ama sente ciúme, porém não deve ser de uma forma doentia. Mas deve ser um ‘zelo de amor’ ou seja, aquele que cuida da pessoa amada. Tem um versículo em Ezequiel que é maravilhoso. Leia com atenção: E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e levou-me a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da imagem do ciúmes, que provoca ciúmes. E eis que a glória do Deus de Israel estava ali, conforme o aspecto que eu tinha visto no vale. E disse-me: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem de ciúmes na entrada. E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações. Ezequiel 8:3-6 De acordo com estes versículos, entendo que Deus tem ciúme. Ele não divide a Glória Dele com Ninguém. Veja a confirmação desta verdade no versículo abaixo: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome! A minha glória a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” Isaías 42:8. Deus estava revelando ao profeta o que estavam fazendo escondido e dá para perceber que Deus estava indignado com a atitude do povo que Ele resgatou. Deus tem todo o direito de ter ciúme de nós? Afinal de contas, quem foi que do pó da terra formou o homem? Quem soprou nas narinas deste homem o fôlego da vida, tornando-o alma vivente? Quem fez com que este homem dormisse profundamente e, tirando uma costela deste homem, formou a mulher? Foi Deus. Deus nos amou tanto este homem e esta mulher que os colocou num lindo jardim. Mas estes cometeram o primeiro pecado, a desobediência. Depois disso aconteceram outros pecados como o primeiro assassinato [Gênesis 4:8]. Uma das mais belas criações de Deus, que é o homem, tornou-se maldosos ao ponto de Deus tomar a seguinte decisão, destruir o homem, não somente o homem, mas até mesmo os animais. No entanto, Deus achou graça em um homem, Noé. Sei que conhecem o fato. Deus disse a Noé para construir a arca e que nela entrassem a sua família e animais de todas as espécies; macho e fêmea, para entrarem na arca para que não morressem no dilúvio. Tantos casos aconteceram até que Deus encontrou Abrão e disse para sair da parentela e partir para uma terra que Deus havia preparado para eles. E Deus esteve com Abrão, que passou a ser Abraão, com Isaque e com Jacó. Até chegar a Moisés cuja história todos também conhece. E foi para Moisés que Deus entregou leis para que o povo vivesse com paz, alegria e prosperidade na terra que havia prometido a Abraão. O primeiro mandamento de Deus para o povo é: “Não terá outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus ZELOSO, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” [Gênesis 20:3-5]. Aconselho-te a ler estas leis e praticá-las. Deus tirou o povo do Egito, da escravidão e falou com eles, disse-lhes estas leis ao povo de Israel. No entanto, o povo transgrediu a lei, fazendo um bezerro de ouro. [Êxodo 32:1-6] “Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu". E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR. E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar”. Deus, vendo isso, quis destruir aquela multidão, pois sabia que eram um povo de dura cerviz. Moisés intercedeu por eles e morreram apenas aqueles que fizeram o bezerro de ouro. [Êxodo 32:25-28]. (Nos dias atuais, as pessoas dão glórias a deuses de barro, de ouro, de cobre, de palha, da riqueza; buscam encontrar paz em lugares que agradam o seu ego, que dizem palavras que parecem vir de Deus, mas são palavras mentirosas. Muitas pessoas não buscam por discernimento através da meditação da Palavra de Deus. Bíblia explica Bíblia, aprendi isso com meu pastor; e poucos recorrem a ela para que tenha entendimento. Muitos não buscam ao Soberano Deus, pois é necessário que haja renúncia dos atuais ‘bezerro de ouro’ deste século). O tempo passou. Chegou o momento de Deus mostrar o quanto nos ama. No passado, animais eram sacrificados para que o pecador tivesse o perdão. O livro de Levíticos trata sobre este assunto. Neste livro há diversos tipos de pecados que, até hoje, o homem comete. Na verdade, os cinco primeiros livros da Bíblia, chamado de Pentateuco, referem-se a leis que devem ser cumpridas. Atualmente, não é necessário que sacrifiquemos animais. Deus enviou Jesus Cristo, seu Único Filho, para morrer em nosso lugar. No livro de Hebreus, capítulo 10, fala sobre a eficácia do sacrifício de Jesus; encorajo-o para que leia e medite nas palavras deste capítulo. Jesus Cristo morreu para que tenhamos vida eterna. Jesus ressuscitou e está assentado à direita de Deus, Pai e intercede por nós. Aconteceu algo com Estevão, o primeiro a morrer por amor a Jesus. Estevão discursou desde Abraão até a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O discurso foi muito impactante, porém como os homens que estavam ouvindo eram de dura cerviz; enfurecidos, decidiram matar Estevão. Deus trouxe a minha memória este fato para confirmar que Jesus está vivo. Leia abaixo a visão que Estevão teve, todavia é necessário que creia. Sem fé não pode agradar a Deus. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:55-56 Pela fé, eu vejo a alegria do Espírito Santo olhando para o céu, pois Estevão estava na plenitude do Espírito Santo, posso dizer que naquele momento, se Deus dissesse a Jesus vá e traga a igreja, rapidamente o Espírito Santo iria ao encontro do Senhor Jesus trazendo Estevão. Nós aguardamos a volta do Senhor Jesus e o arrebatamento da igreja. É, por isso que temos que nos esvaziar das coisas que existem neste mundo e viver na plenitude do Espírito, para que estejamos prontos para irmos ao encontro do Senhor Jesus nos céus. É, por isso, que não deixo de escrever tais mensagens. Eu quero que você venha estar ao meu lado, no céu adorando o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Deus tem ciúme de você, Ele te ama muito e não quer ver você cultuando a deuses que para nada servem. Estes deuses de barro, pedra, ouro, prata, bronze não tem poder para fazer nem o bem e nem o mal. Mas Deus é Todo-Poderoso. Ele é o Poder. Ele faz acontecer o milagre que você precisa. Ele estabelece reis e destrói reis. Ele faz o que quiser, pois Ele é Deus. E uma coisa que sei bem que Ele quer é ter você, cuidar de você. É a vontade de Deus que todos os homens sejam salvos. Você é quem decide. Ele lhe deu o livre arbítrio. O que você vai decidir? Dê a resposta para Deus. Ele está esperando a sua resposta. Amém. Kátia 03/03/2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esperança